CACACTERÍSTICAS DO

YORK SHIRE

Geral

 O yorkshire terrier, também conhecido como york ou yorkie, é um lindo cão de companhia, muito inteligente e dócil. Suas dimensões reduzidas (os cachorros da raça têm menos de 20 cm!) e fácil adaptação o tornam ideal tanto para tutores que moram sozinhos, como para lares com grandes famílias e crianças. Esperto e brincalhão, o yorkshire também atua como cão de guarda, alertando sobre presenças e barulhos estranhos.

 A personalidade dessa raça requer um líder que imponha regras e dê comandos com voz firme – ou então ele vai passar a apresentar comportamentos inadequados, como, por exemplo, puxar a coleira durante o passeio, frequentar áreas da casa não permitidas e fazer xixi e cocô no local errado.

Origem: Inglaterra

Peso: 2-3 kg

Altura: 18-20 cm

Expectativa de vida: 12-15 anos

Origem e História

  O yorkshire terrier que conhecemos hoje foi criado na cidade de Yorkshire, em meio à Revolução Industrial. A raça é o resultado da mistura de outros terriers, muitos deles vindos da Escócia, acompanhando seus donos, que buscavam emprego em fábricas e moinhos. As origens dessa raça remetem ao extinto waterside terrier, formada por cruzamentos entre o black-and-tan english terrier, o paisley terrier e o clydesdale terrier.

  Assim como os seus semelhantes terriers, o yorkshire tinha grande importância na cidade e no campo. Ele contribuia com a caça de ratos e insetos, que espalhavam doenças e atacavam os estoques de alimentos. Além desses, pequenos animais como coelhos e esquilos poderiam ser caçados – um reforço na alimentação das famílias. A raça foi reconhecida oficialmente como yorkshire terrier pelo Kennel Clube Britânico em 1874.

Temperamento

   O yorkshire terrier é uma raça cheia de energia. E não se engane com o tamanho: yorkies são corajosos, determinados e investigativos. São do tipo que gosta de alertar o dono quando há algo estranho (campainha, barulho no corredor etc.) e que adora um colo. O alto nível de adaptação faz com que ele espelhe as pessoas da casa: se forem agitadas ou calmas, ele adotará a mesma linha de comportamento. Embora tenham sido criados como cães de caça, deixaram a força de trabalho para se tornarem cães de companhia em famílias da alta sociedade europeia. Se saíram muito bem nessa missão e hoje ocupam posição de destaque no quesito popularidade.

  O yorkie é muito inteligente e não exige grande esforço no adestramento, que ajuda especialmente quando ainda é um filhote curioso e cheio de disposição. Ele precisa entender quem é o líder da casa para que não desenvolva a Síndrome do Cão Pequeno – distúrbio comportamental de cães de pequeno porte expresso por comportamentos inadequados, como fazer xixi e cocô no local errado, pular em locais onde não tem permissão para ir (como o sofá ou a cama!), puxar a

Cuidados

  Os principais cuidados com o yorkshire terrier envolvem os longos pelos, que demandam manutenção frequente. Fora isso, a atenção com um cachorro dessa raça não é muito diferente da exigida por outras raças de cachorro.

Colo:

Ele adora colo, mas não deve ser sempre carregado. O hábito pode causar problemas de coluna e comportamento inapropriado, como latir sem motivo para outras pessoas e animais.

Banhos:

Dois banhos ao mês são suficientes – e a água deve estar morna! Evite o excesso shampoo, que pode provocar dermatites (irritações na pele).

Pelos:

Como o pelo da raça yorkshire terrier é longo, a escovação deve ser diária. A ocasião é perfeita para estreitar laços com o cachorro, que vai ficar muito feliz com o carinho. Os pelos devem ser aparados para não atrapalharem a movimentação das patas. A tosa higiênica ajuda a mantê-lo limpo por mais tempo.

Unhas:

As unhas dessa raça crescem rápido e devem ser aparadas duas vezes ao mês. Se você não tem experiência e a ferramenta adequada para mantê-las aparadas, aprenda a cortar as unhas ou deixe a tarefa para os profissionais qualificados.

Orelhas:

Devem ser checadas regularmente para que não haja acúmulo de cera ou sujeira, que provoca infecções.

Saúde

Alguns problemas de saúde podem acontecer com o yorkshire terrier, apesar de se tratar de uma raça geralmente saudável. Alguns cuidados são necessários para manter a saúde do yorkie em dia. Confira os principais:

Tamanho do Yorkshire:

O yorkshire terrier é pequeno e delicado. Evite dar trancos (fazer paradas ou puxar a guia bruscamente) com a guia na hora de passear e brincadeiras que envolvam força física condizente com o seu porte.

Dentes:

A escovação diária reduz a formação de tártaro e a consequente queda e quebra precoce de dentes.

Joelhos:

Como o yorkie tem muita energia, pode sofrer com a luxação de patela (deslocamento do osso do joelho, também conhecido como rótula).

Olhos:

A raça tem tendência a desenvolver infecção nos olhos, por isso é importante ficar atento.

Curiosidades

Nome:

A raça ficou conhecida como yorkshire terrier depois que Angus Sutherland, repórter da revista The Field, publicou: “Não irão mais ser chamados de Scotch Terriers, mas de yorkshire terriers por terem sido tão aprimorados lá”.

Inteligência:

De acordo com o ranking mais conhecido de inteligência canina, elaborado por Stanley Coren, o yorkshire terrier ocupa a 27ª, posição, sendo o mais inteligente dos terriers, qualificado como acima da média para um cão trabalhador.

Ranking de popularidade:

O yorkshire é a 3ª raça mais popular no Brasil

Média de idade:

A maioria dos yorkies do Brasil tem entre 0 e 4 anos

Cores da raça York Shire

 Os filhotes de yorkshire terrier costumam ter a pelagem marrom, preta e castanha, mas quando crescem exibem lindos tons de preto e dourado, preto e castanho, azul aço e dourado ou azul aço e castanho. Um detalhe interessante é que os pelos castanhos são mais escuros na raiz e vão clareando na direção das pontas.